A capacidade de o homem interagir e adequar às mudanças, seja ela em qualquer âmbito é presenciada desde o início da sua existência. Na atualidade mais precisamente na educação, a tecnologia digital tem muito a contribuir para o educador e o educando. É primordial o saber, pois enriquece as atividades num mundo infinito e imaginável que é a informática.
Podemos afirmar que essas mudanças rápidas trazem grandes desafios tanto para os alunos quanto para as instituições de ensino. Nesse contexto, precisamos estar atentos a essa nova dinâmica de evolução, atualizando e acompanhando a convergência e integração das tecnologias na educação, de modo a promover o exercício da cidadania e a inclusão social e digital.
Se todos, alunos, professores, coordenadores e pedagogos se voltarem a favor dessa evolução tecnológica só teremos benefícios, seja em questão de aprendizagem, de rendimento como também de motivação.
Realmente o professor que não se atualizar com estas novas tecnologias além de ficar desinformado deixará de passar um grande aprendizado aos seus alunos. As tecnologias de comunicação não irão substituir o professor, mas modificam algumas de suas funções. Ele será um estimulador da curiosidade do aluno, coordenador do processo de apresentação dos resultados apresentados e pontes para a transformação das informações em conhecimentos para a vida. A tecnologia deve auxiliar nosso aluno para que ele amplie seus conhecimentos e sinta-se instigado a "aprender a aprender" cada vez mais, como consequência e construção (reconstrução) do conhecimento.
Considero que a utilização das mídias e tecnologias, são fundamentais para o ensino-aprendizado, aperfeiçoando o conhecimento tanto dos professores quanto dos alunos. A primeira atitude que as escolas precisam tomar é manter os laboratórios de informática em bom estado de conservação, com acesso à internet, impressoras, quadro digital, tv multimídia nas salas de aula, datashow, máquina digital, enfim, recursos esses que contribuirão para a qualidade do ensino-aprendizagem dos nossos alunos.
Ensinar o aluno usando novas metodologias de pesquisa na internet atinge resultados significativos quando está integrado a um contexto estrutural de mudanças no processo ensino aprendizagem. Enfim, a internet pode auxiliar como subsídio, ferramenta na preparação de suas aulas, e consequentemente ampliando na forma de ministrá-las, modificando o processo de avaliação e comunicação com seus colegas, tendo uma abertura maior de interação no processo ensino-aprendizagem.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/educatec.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário